Quem é a sua empresa nas mídias sociais?

Rafael Nogueira - 26/03/2019

Hoje em dia é quase impossível desvincular marcas de seu comportamento nas mídias digitais. A maioria dos empresários sabe que é necessário ter uma página em alguma rede social, mas, uma vez feita, o que fazer com ela?

Claro que dependendo do modelo de negócio a presença digital pode ter maior ou menor relevância. Mas não se engane: mesmo que o investimento seja baixo, ele tem que ser bem feito. Não foram poucas as vezes que vi boas empresas com páginas ruins.

Podemos classificar esses casos em dois tipos: o empresário coloca na mídia algumas postagens e acha que elas, por si só, vão gerar resultado. Ou contrata uma empresa de mídias pelo menor preço possível. A consequência é uma página com pouca ou nenhuma interação, poder de alcance e identidade com a marca e suas personas.

Meu objetivo com esse artigo não é mostrar que você, empresário, deve gastar mais dinheiro com mídias ou contratar uma empresa especializada. Pelo contrário, acredito que, em muitos casos, o empresário pode administrar sua página.

O que vou apresentar aqui não são os cálculos de quanto se deve investir e como medir resultados. Isso você encontra em tutoriais gratuitos, mas para isso é preciso entender as seguintes diretrizes:

 

Frequência e conteúdo

Alguns recomendam uma postagem todo dia ou pelo menos três por semana. Evidentemente é uma quantidade muito grande de conteúdo, por isso é preciso investir mais tempo na produção de algumas postagens e menos em outras. Por exemplo, se você é dono de um restaurante, em um dia qualquer durante a semana você pode tirar uma foto de celular de um produto acompanhado de uma frase simples. Uma outra estratégia é ter um banco de imagem de todos os seus produtos e postar essas fotos aos poucos. Mas, mesmo nessas postagens mais básicas, é preciso seguir um padrão de linguagem.

Tenha sempre em mente frases e palavras-chave que representam a voz da sua página. Ela é mais formal ou despojada? É irônica ou amigável? O mesmo se aplica às imagens. Procure usar sempre o mesmo tratamento de cor e elementos visuais.

Um breve detalhe sobre a produção de imagens: não se sabe ao certo por que, mas pessoas reagem melhor a fotos humanizadas, ou seja com a presença humana. Para isso, você não precisa necessariamente de um modelo. Colocar a mão em cena ou uma pessoa em plano de fundo já ajuda bastante.

Constância é uma grande dica. Se possível, crie categorias de postagens para dias da semana. Ainda seguindo a ideia do restaurante, toda segunda-feira pode ser postada uma receita diferente. Isso pode gerar expectativa e interação com seu público. Ao rolar rapidamente o feed de notícias, muita coisa passa despercebida, mas se o usuário reconhece um grupo de postagens, ele rapidamente cria relação com ele. Você pode encontrar soluções simples para isso.

Além disso, uma boa dica é ficar atento ao calendário comemorativo de cada ano. Procure por datas que tenham relação com o seu produto. Algumas dessas datas merecem apenas uma postagem simples. Outras podem ser oportunidades de fazer uma pesquisa e entregar para o público algo mais aprofundado falando sobre a história daquela data ou sobre o tema que ela trata. E numa data mais estratégica, pode ser feita uma campanha de várias postagens ou até mesmo uma promoção.

É bom lembrar que o conteúdo de uma página não pode ser puramente promocional. Esse é o erro comum de empresas que tentam aplicar a lógica das antigas mídias nas redes sociais. Crie um universo para sua marca. Uma loja de comida fitness pode dar dicas de exercício físico, re-postar artigos científicos sobre nutrição ou, até mesmo, falar sobre sustentabilidade.

Conteúdo interativo é também muito relevante. Poste vídeos e faça campanhas que estimulem a participação do público. Se você quer aumentar o número de seguidores, faça promoções interativas. Mas seja criativo. Campanhas do tipo “marque tantos amigos e ganhe alguma coisa” geram interações puramente funcionais e, portanto, mais fracas. O ideal é criar propostas de interação mais reais como: “escreva aqui a história de como você conheceu seu(a) namorado(a) e concorra a um jantar a dois” (imaginando uma campanha para o dia dos namorados).

Outro tipo de conteúdo possível é apresentar o lado empresarial da sua marca. Essas são aquelas postagens em que você fala sobre alguma particularidade interna do seu negócio, dos seus processos, sobre o treinamento de sua equipe, conquistas empresariais, trabalhos beneficentes… Ou seja, conteúdo relacionado com a vivência interna da empresa, mas pouco relacionada com seu produto e o cliente final. Esse é um tipo de postagem delicada e por isso deve ser pontual. Ele é muito recomendado para empresas que atuam no mercado de franquias. Nesse caso é uma oportunidade de mostrar, para o potencial franqueado, que sua empresa, além de oferecer produtos de qualidade, também possui um lado estratégico e empreendedor bem estabelecido.

Por fim, lembre-se: sua página não precisa publicar sempre conteúdo próprio. Re-postar uma página que é autoridade em um determinado assunto é uma forma de diversificar o conteúdo de sua página e de publicar material de qualidade com pouco esforço envolvido. Além disso, se relacionar com outras páginas é uma ótima forma de conseguir visibilidade, já que cria uma espécie de ponte entre os dois públicos.

 

Segmentação e Impulsionamento

Nem postagem precisa ser impulsionada. É melhor investir mais dinheiro em uma só postagem do que colocar pouco, em várias. No início, é natural gastar mais dinheiro com impulsionamento, mas, com o passar do tempo, se tudo der certo, seu alcance orgânico aumenta consideravelmente. Mas para isso é preciso mais que dinheiro.

Uma campanha com muito dinheiro investido nem sempre vai gerar a visibilidade que você espera. Por isso é preciso uma boa segmentação. Isto é, direcionar a campanha para as pessoas certas.

Hoje em dia, o Facebook, por exemplo, possui ferramentas incríveis de segmentação. Uma de suas últimas implementações foi a campanha por ponto de venda, que permite o direcionamento do anúncio para pessoas que passaram ou estão passando perto da sua loja.

Mas para fazer uma boa segmentação é preciso conhecer o seu público. Você deve saber das suas características demográficas assim como seus hábitos. É preciso investigar o que acontece fora da loja e que aspectos de sua vida podem ter relação com seu produto. Para isso você pode conversar com alguns dos seus clientes mais assíduos.

Outro ponto importante quanto à segmentação é definir o alcance de acordo com a quantidade de clientes que seu negócio consegue atender. Um bistrô que possui 6 mesas não precisa fazer uma postagem que alcance milhares de pessoas. Nesse caso, talvez seja melhor investir em várias postagens que atinjam pequenos grupos.

É importante saber que segmentação não é uma tarefa exata e definida. É preciso fazer vários impulsionamentos até entender quais parâmetros de segmentação geram maior resposta do seu público.

 

SAC

Certamente não é fácil responder todas as mensagens que chegam em sua página. Mas não responder é uma grande falha. Este é um serviço que, quando bem feito, pode trazer bons resultados. Mas o contrário pode ser catastrófico. Por isso aqui estão algumas dicas: utilize chatbots para respostas mais frequentes (alguns deles possuem pacotes gratuitos). Deixe claro para o usuário o seu tempo de resposta, o horário de atendimento do SAC e tenha um plano de gerenciamento de crise.

Em pequenos negócios o SAC pode ser realizado pelo dono da empresa ou gerente. O importante é que a pessoa responsável por esse serviço saiba que ela não está simplesmente “tapando um buraco”. SAC é uma tarefa constante, que pode trazer clientes ou gerar inimigos.

 

Relatório de resultados

Dos quatro pontos, esse é o mais pragmático.

Simplesmente não contrate uma empresa ou freelancer de mídias sociais que não ofereça relatório de resultado. Sem ele é impossível saber se o seu dinheiro foi bem gasto. A qualidade desse documento também deve ser analisada. Um bom relatório não trata apenas do número de seguidores, mas também do seu engajamento. Fique atento, pois existem muitas empresas do ramo que utilizam compra de likes.

Por último um fator não menos importante sobre a análise de resultados: a paciência. Os especialistas falam em três meses, com um trabalho consistente e constante para se obter crescimento considerável.