Vendas online em marketplaces de shoppings

Nadia Nogueira - 22/01/2019

Será que chegou o tempo de uma melhor relação entre lojistas e shopping centers? Ou mais uma vez os shoppings manterão seus lucros sem identificar o impacto negativo que promovem nas lojas?

Eu explico: há pouco tempo atrás os shoppings queriam cobrar pelas vendas online feitas pelas lojas. A lógica era de que se a compra era feita pela internet, mas o produto era entregue nas lojas, sua estrutura estava sendo usada e eles não ganhavam nada com isso.

Agora surgiu uma boa ideia. Alguns shoppings iniciaram vendas online em parceria com lojistas. O cliente compra pela internet produtos de várias lojas, paga através de um único sistema de pagamento e recebe os produtos em sua casa, às vezes no mesmo dia da compra.

Parece bom. Desde que:

1 – A participação dos lojistas nos marketplaces não se torne uma exigência;

2 – A escolha dos produtos, preços e condições de pagamento sejam uma decisão dos lojistas;

3 – Não cobrem por vendas feitas nos sites das marcas;

4 – Seja um canal de vendas complementar;

5 – A participação ou não nos marketplaces não determine o quanto o lojista vai pagar pela loja em si, o que seria uma exigência disfarçada de benefício.

É fundamental que os shoppings invistam e atuem como parceiros das lojas em seu esforço para atender aos novos perfis de clientes, que não querem simplesmente mais canais de compra, mas tudo junto e misturado ou: quando, onde e como eles quiserem comprar.

Que os shoppings também enfrentam dificuldades, devido ao desaquecimento na economia, é um fato. A crise chegou para todos e a retomada do consumo tem sido lenta. Mas muitas lojas fecharam até que os shoppings começassem a flexibilizar a cobrança de alugueis e taxas.  O aumento das vendas através do e-commerce ajudará a ambos.

Poder começar as vendas enquanto a loja está em reforma parece o paraíso na terra. Esta é uma das maiores dores dos lojistas em início de operação. Altos desembolsos e zero de receita. O marketplace pode ser uma excelente opção.

Que a necessidade traga inovação para o segmento de shoppings e que sua atuação traga benefícios para todos.